Outubro Rosa e a Odontologia. Como a saúde bucal pode ajudar a combater os efeitos colaterais do câncer.

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre as mulheres no Brasil, perdendo apenas para o de pele. A cada ano, aproximadamente, 28% de casos novos surgem e esse ano a estimativa é de que mais de 59 mil tenham essa enfermidade.

Além de todo mal que essa doença causa, os efeitos colaterais também podem atingir a saúde bucal da mulher. Afinal, a quimioterapia é um tratamento que tende a baixar a imunidade da paciente e causar a alteração salivar, deixando-a suscetível a algumas complicações orais, como: cárie, feridas, boca seca, sapinho, entre outras.

Outubro Rosa e questões para as pacientes que enfrentam câncer de mama

A odontologia tem papel fundamental na prevenção. De acordo com o especialista Dr. Anselmo Carneiro o acompanhamento odontológico é fundamental nesse processo para atingir ao máximo o bem-estar das pacientes.

“Nesse processo, a higiene bucal diária tem de ser redobrada. Além disso, é fundamental que a paciente também agende consultas regulares antes de dar início à quimioterapia até o final do tratamento e siga as recomendações de acordo com o seu quadro. A ingestão de água para diminuir o fluxo salivar, também é indicada.

Ao final de todo processo, se achar importante para elevar a autoestima e tiver o aval e acompanhamento do oncologista, alguns procedimentos da harmonização facial, como preenchimento com ácido hialurônico e clareamento dental, podem colaborar para que os efeitos da quimioterapia sejam reduzidos. Afinal, é comum que eles acelerem o envelhecimento precoce”.


Dr. Anselmo Carneiro é formado em Odontologia pela FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), é membro ativo da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, participou de workshops e palestras na área, além de diversos cursos de especialização que aprimoraram e elevaram seu conhecimento no tratamento odontológico. Também é diretor da Harmonização Odontologia, clínica de Odontologia em São Paulo que atende as especialidades de estética orofacial, endodontia, dentística estética, ortodontia, periodontia, próteses e implantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *