Saiba como as relações sexuais influenciam diretamente a saúde psicológica

0
607
Imagem: suju / Shutterstock

Cérebro é o principal responsável por todos os benefícios do sexo para a saúde.

Quando se fala em sexo é muito comum ouvir os relatos sobre os benefícios desse ato para diversos aspectos da saúde e do humor. O que muita gente não sabe é que o principal responsável por isso é o cérebro. Afinal, este é o principal órgão responsável pelo prazer sexual do começo até o fim. É a comunicação entre os neurônios e as células nervosas dessa parte do organismo, que torna possível experimentar qualquer sensação, inclusive o orgasmo.

Segundo a psicóloga e sexóloga, Sônia Eustáquia da Fonseca, todas as sensações que sentimos como a excitação visual, olfativa, tátil e auditiva é percebida pelo cérebro. “Assim o corpo trata de responder adequadamente a esses estímulos e passa a funcionar. Nesse momento é possível que aconteça a ereção no homem e a lubrificação na mulher”.

Ainda de acordo com a especialista, a prova mais evidente de que o cérebro desempenha um papel crucial no sexo, reside na capacidade de alguns homens e mulheres em chegar ao orgasmo sem estímulo genital, sobretudo pessoas com paralisias. “Obviamente o restante do corpo não é indispensável na hora do orgasmo. As sensações prazerosas desse momento resultam da combinação das reações periféricas, ou seja, do estímulo dos genitais, por exemplo, e do sistema nervoso central”, explicou.

Benefícios

Exatamente por ter um papel fundamental na hora do sexo, o cérebro acaba se tornando o principal responsável pelos benefícios que envolvem a saúde. “Ele age diretamente liberando neurotransmissores que elevam o nível de algumas substâncias e hormônios responsáveis por melhorar todas as regiões do organismo”, acrescentou.

Dessa forma, além dos bons resultados físicos, todo o psicológico é beneficiado. “É por isso que o sexo está diretamente ligado ao humor, além de combater a ansiedade, elevar autoestima, entre outros”, concluiu.

Veja outros benefícios que o sexo proporciona para a saúde:

– Diminuição do estresse

– Fortalecimento dos ossos

– Queima de calorias

– Alívio para as cólicas da TPM

– Combate a incontinência urinária


Sônia Eustáquia da Fonseca, psicóloga clínica, psicanalista e sexóloga.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here