10 dicas para manter a saúde mental no novo normal

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Imagem: janeb13 / shutterstock

Uma tendência de que depois da pandemia, as empresas querem funcionários em esquema remoto.

Multinacionais como Johnson & Johnson, Google e as nacionais Ambev e Nubank, pretendem manter boa parte dos seus funcionários trabalhando de forma remota mesmo depois da pandemia.

Produtividade acelerada e redução de despesas são os principais fatores desse novo modelo de trabalho e de vida.

Mesmo com 3 meses completos de isolamento, muita gente ainda enfrenta dificuldades para organizar o trabalho em casa com a família, filhos, cachorro, almoço, jantar, louça para lavar, casa para faxinar etc.

“A produtividade com certeza é outra dificuldade”, garante Tathi Deândhela, especialista no segmento, que mostra como eliminar os ladrões do tempo e conquistar mais prosperidade: “Reuniões infinitas, com um excesso de pessoas envolvidas, sem foco, bate papo e fofoca nos corredores, cafezinho seguido do cigarro acabaram. O que ganha força agora é a preocupação com o bem-estar e a saúde mental dos funcionários”.

Executivos estão atentos com a adaptação definitiva de seus colaborares em casa e mantê-los saudável é uma regra do novo normal.

Dicas para um home office e trabalho doméstico saudáveis e longínquos.

Escolha o melhor lugar da casa para trabalhar, um espaço que tenha ótima iluminação e ventilação, pois é lá que você vai ficar por pelo menos 8 horas.

Equipe sua casa com a tecnologia que atenda a todos. Lembre-se que os filhos dividem a conexão na hora das aulas on-line e durante o dia nos jogos. Brigar por sinal de internet é muito desgastante e não há data para que as escolas voltem a funcionar.

A questão ergonômica é vital. Tenha cuidado com a qualidade da cadeira, adote uma que encoste bem as costas, pense na estrutura da mesa, utilize monitor na altura dos olhos e providencie uma excelente iluminação.

Faça pausas durante o expediente residencial. A cada duas horas dê uma volta pela casa, brinque com o cachorro, converse com os filhos. Isso ajuda a ser mais produtivo.

Se você fazia ginástica na hora do almoço ou voltando do trabalho, use os aplicativos gratuitos disponíveis para praticar alguma atividade física no ambiente doméstico.

Meditar também tem sido uma das ferramentas mais indicadas para manter a saúde mental. São dezenas de opções gratuitas para a prática mindfulness.

Cuide da alimentação, do sono, da higiene, tire o pijama para trabalhar, arrume-se como se fosse para o escritório físico.

Tenha hora para começar e encerrar o expediente de trabalho em casa. O descanso é vital para o bem-estar e saúde mental, evitando o esgotamento.

Se em um determinado dia nada dá certo, tudo vai contra o que você tinha planejado, sua cabeça está em Marte, entenda que você pode dar um tempo. Pare, respire, tire até um cochilo. Permita-se recomeçar.

Tire férias. Não dá para viajar, mas é uma oportunidade de se dedicar mais à família, ao namorado ou a você mesmo. Faça um curso que fuja da sua rotina, de comida japonesa, de maquiagem, de psicologia, enfim, algo que possa recuperar seu cansaço mental.


Tathiane Deândhela é palestrante internacional e especialista em produtividade, marketing, negociação e liderança com formação em universidades como FGV, Harvard, Atlanta e Ohio. Como especialista em Produtividade escreveu os best-sellers: “Faça o tempo trabalhar para você” e o recém-lançado “Faça o tempo enriquecer você”.

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