Em 2019, mais que um trabalho, procure um sentido para a vida

0
389
Imagem: FotografieLink / Shutterstock

Balanço do ano que passou, novas definições e planejamento de trabalho são algumas das dicas para entrar o ano novo focado na sua carreira.

Se tem uma coisa que é possível afirmar é que os últimos anos estão sendo desafiadores para as empresas e para os profissionais. Para acompanhar a instabilidade do cenário político, os altos e baixos da economia e os novos modelos de negócios que surgem a todo momento, os profissionais estão sendo obrigados a se reinventar e planejar, com atenção, suas carreiras. No período de final de ano, o esforço para definir as novas metas está ainda mais presente, pois é momento de fazer a avaliação do ano que está encerrando e iniciar a preparação para o que se aproxima.

Para começar 2019, antes de mais nada, é preciso ter definido o que se está buscando e o porquê fizemos essa escolha. “Para sermos donos de nossas carreiras, é necessário entender o nosso propósito de vida. Para isso, devemos saber de onde estamos saindo e para onde estamos indo. Quanto mais claro isso estiver, mais velocidade se ganha para alcançar o objetivo final”, explica Livia Mandelli, mentora e especialista em comportamento humano, que ainda ressalta a importância de fazer uma reflexão sobre 2018. “Para darmos início ao novo ano, nada melhor do que entender quais foram seus erros, seus acertos, identificar o que contribuiu para o seu desenvolvimento profissional e o que foi a sua ‘pedra no caminho’. Além disso, também é fundamental desenvolver a inteligência emocional e estar preparado mentalmente para todos os desafios e aprendizagens que virão. Ou seja, iniciar o ano entendendo quais são os seus gaps emocionais e o que está te impedido de ser a sua melhor versão. Só assim será possível estar pronto para as novas oportunidades”.

Metas e competências

Após essa reflexão e preparo, o próximo passo é desenvolver um plano de ação que potencialize o que deu certo e corrija aquilo que não deu. Nesse estágio, também é o momento de mapear quais serão as metas para 2019 e como pretende alcançá-las. “Questione-se se suas competências estão alinhadas ao que você deseja, o que precisará mudar na sua rotina e quais serão suas atitudes para chegar no resultado final”.

Nem só de objetivos práticos se desenvolve o planejamento de carreira. Ao definir as metas profissionais, mais do que nunca, é importante levar em consideração fatores que afetam diretamente a vida do ser humano. “A grande dificuldade atual é a interdependência. Precisamos sair do mindset de depender das situações para sermos nós mesmos e nos sentirmos bem. Sendo assim, em 2019, não procure um trabalho, procure um sentido. Opte por estar em um ambiente que promova o seu bem-estar e onde você possa aprender”.

Afinal, o que seriam dos nossos próximos anos se continuássemos na versão do ano anterior?

5 passos para entender melhor o seu propósito

Esse exercício busca conectar a pessoa com aquilo que é realmente importante para a sua vida e ajuda a entender o seu legado e o seu propósito. A definição das atitudes ajudará a entender o que precisa ser feito hoje na gestão da vida e da carreira para que, lá na frente, seja possível ter certeza de que cumpriu a sua missão.

1 – Identifique até sete papéis chave que você exerce em sua vida

2 – Identifique uma pessoa chave por papel

3 – Visualize sua festa de aniversário de 85 anos. Todas as pessoas chave que você identificou estarão presentes na festa.

4 – Escreva o que você gostaria que cada pessoa chave dissesse sobre seu legado e impacto na vida dela

5 – Quais as duas ou três coisas essenciais que você poderia fazer em cada papel para ajudar a transformar essas declarações de reconhecimento em realidade? São estas ações que devem nortear a sua vida e sua carreira para que você ganhe velocidade no cumprimento de seu grande propósito e tenha bem-estar profissional.

O sucesso do ano novo está em suas mãos, não delegue isso a ninguém! Defina seu propósito e planeje. Por mais que o ano apresente obstáculos no percurso, saber ultrapassar cada um deles com sabedoria é o que define sua velocidade de carreira.


Livia Mandelli é especialista em remodelagem comportamental de executivos e consultora na área de Gestão de Pessoas na Mandelli & Loriggio Associados. Professora convidada de MBA’s da Fundação Dom Cabral, é doutoranda em Comportamento Humano pela Walden University, nos EUA, mestre em Liderança pela University of Gloucestershire na Inglaterra, Psicopedagoga Organizacional e Administradora. Qualificada em EQI2.0 (Inteligência Emocional), MBTI e MBTI Step II (traços de personalidade), DISC (estilo comportamental), e Coach pela Sociedade Brasileira de Coaching/Graduate School of Master Coaching. Com metodologia desenvolvida a partir de seus estudos sobre funcionamento da mente, diversidade comportamental e liderança andrógina.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here