Sinais de que você está fora do equilíbrio e que o seu trabalho pode não estar te fazendo bem

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Imagem: COOP

Listamos 6 sinais de que você está fora do equilíbrio e que o seu trabalho não estar te fazendo bem. Esse ano foi difícil para muitas pessoas, tanto pela parte de polarização política, quanto pela econômica, gerando dificuldades no trabalho e momentos estressantes.

Os projetos estão se acumulando, você está levando trabalho para casa e para fazer aos fins de semana e as suas metas são inatingíveis? É hora de reavaliar o equilíbrio entre a sua vida profissional e pessoal e fazer algumas mudanças saudáveis para evitar o desgaste do trabalho.

Mas, como saber quando é hora de examinar como o trabalho se encaixa na sua vida?

“É muito difícil saber se o trabalho está em harmonia com a vida, ainda mais em momentos de crise econômica, como o qual estamos passando agora. Contudo, é muito importante saber fazer essa identificação, pois muitas pessoas estão adoecendo e não estão percebendo. Afinal, não adianta ganhar trabalho e dinheiro, se isso custar a sua saúde”, alerta o cirurgião vascular Dr. Daniel Benitti.

Confira 6 indicadores de que algo não está bem:

1 – Você para de cuidar do seu corpo

Você está com dificuldade para dormir e fica acordada até tarde. Fica o dia inteiro em uma cadeira e não se exercita. A sua alimentação é baseada em produtos congelados ou prontos e algumas refeições você esquece ou pula. Você está com uma dorzinha incômoda ou preocupação com a saúde, mas não tem tempo para ir ao médico.

2 – Sua saúde mental está piorando

Você começou a perceber sinais de ansiedade ou depressão. Está com raiva ou irritada. Você pode inclusive sentir medo, inquietação, desesperança, ataques de pânico, alterações de humor e, talvez, até pensamentos de suicídio.

3 – Você não se importa mais

Seu trabalho não tem mais o mesmo significado. Você não se sente mais conectada aos seus colegas ou clientes e está apenas deixando os dias passarem.

4 – Você se sente incompetente

Não importa o que você faça, parece que não é o suficiente. Você está sempre atrasada e a qualidade do seu trabalho está prejudicada. Você se preocupa constantemente com o seu desempenho e tem medo de ser demitida.

5 – Você não sabe mais o que é estar em casa ou no trabalho

Você está trabalhando mais e mais horas. Você não pode tirar uma folga sem receber chamadas, textos e e-mails do trabalho. Você sente que precisa estar disponível o tempo todo.

6 – Você se sente sozinha

Embora você viva no meio de pessoas o tempo todo e esteja constantemente conectada eletronicamente, você não tem mais tempo ou energia para interagir com a família ou com os amigos.

Dicas

Se algum ou alguns desses sinais estão presentes no seu dia-a-dia, não se desespere. Sugerimos algumas dicas para recuperar o seu equilíbrio.

Desconecte-se quando estiver em casa. “Desligue o celular. Não precisamos estar disponíveis 24 horas por dia, sete dias por semana”. Verificar e responder constantemente mensagens aumenta os níveis de estresse, dificulta a relação familiar e afeta negativamente o sono.

Seja mais eficiente no trabalho. Concentre-se em uma tarefa por vez e termine-a. Não tente fazer várias coisas ao mesmo tempo. Desligue o telefone sempre que possível para minimizar as distrações.

Cuide-se! Tome a decisão de reservar um tempo para atividade física: 30 minutinhos. Escolha e planeje refeições nutritivas e passe um tempo com amigos e familiares toda semana. Faça dessas simples atitudes, a sua prioridade.


Dr. Daniel Benitti é cirurgião vascular que atende em São Paulo e em Campinas. www.ocirurgiaovascular.com.br

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